top of page
Search

MINERADORAS ESTÃO EXPULSANDO FAMÍLIAS CAMPONESAS DE SUAS TERRAS, EM CATALÃO - GOIÁS


O MCP – Movimento Camponês Popular repudia veementemente as ações de coerção, constrangimentos e violência das Mineradoras CMOC BRASIL e MOSAIC FERTILIZANTES que exploram minérios (nióbio e fosfato), em Catalão e Ouvidor, em Goiás.

As mineradoras da China e EUA, respectivamente, estão expulsando famílias de suas terras, sem o devido pagamento ou a justa indenização. Se antes essas famílias produziam alimentos saudáveis para seu sustento e para comercialização, geravam trabalho e renda para dezenas e dezenas de pessoas, agora, passam por várias dificuldades por conta da violência das mineradoras na região. A estratégia usada é intimidar, enganar, ludibriar e, por fim, judicializar as famílias, transformando camponeses em criminosos, em réus para não pagarem o preço justo por suas terras e benfeitorias.

Além do prejuízo ambiental (poluição do ar, contaminação da água, problemas de saúde da população em geral), as Mineradoras levam as famílias à justiça, provocando medo, instabilidade e constrangimento.

Isso está acontecendo com a família de Maria Isabel de Oliveira, na Comunidade Macaúba. Seu pai, de 88 anos, sr. Dioclécio Silvério de Oliveira, está aguardando há 07 anos o pagamento da justa indenização pela MOSAIC. Até o momento não recebeu um centavo e não pode usar a sua terra.



Já a família do sr. Antônio da Bite – Comunidade Coqueiros – está sendo expulsa de suas terras pela CMOC e não tem para onde ir. Um senhor respeitado por todos, camponês, atualmente com 84 anos, doente, acamado está passando por essa situação e, agora, morando com parentes. A CMOC ofereceu em juízo um preço muito abaixo do valor de mercado, que sequer foi liberado à família pelo Poder Judiciário. Segundo sua filha, Iria de Fátima Duarte, estão sendo obrigados a sair de suas terras sem garantia nenhuma.

As mineradoras exploram a terra, o subsolo, contaminam o ar, as águas, as plantas, os bichos e os alimentos. Retiram da terra de camponesas e camponeses milhões em minérios e deixam os problemas sociais, econômicos, ambientais. Até quando?

bottom of page