top of page
Search

Celebrando a Agrobiodiversidade e Fortalecendo a Soberania Alimentar: Feira Camponesa e Seminário Estadual de Sementes Crioulas em Catalão, Goiás.




Realizado entre os dias 16 a 18 de outubro, em Catalão, Goiás, ocorreu um evento que celebrou a riqueza da nossa agricultura camponesa e a importância da união em prol de um futuro mais justo e sustentável. A Feira Camponesa da Agrobiodiversidade e o Seminário Estadual de Sementes Crioulas reuniram agricultores familiares, pesquisadores, estudantes e a comunidade em geral, nas dependências da UFCAT, para discutir e celebrar a importância da produção de alimentos saudáveis e a preservação das sementes crioulas. Dentre os objetivos da atividade, José Melchior reforçou que “é sair com o compromisso, todos os camponeses, de produzir alimento saudável para o povo brasileiro. Esse é o grande significado desta feira: que a gente volte para casa para produzir alimento. Essa é a nossa bandeira, nosso grande desafio”.

As sementes crioulas, adaptadas às condições locais e carregadas de história e saber ancestral, são o grande destaque na pauta de luta do MCP. Por meio de palestras, oficinas e partilha saberes e de experiências, os participantes puderam aprofundar seus conhecimentos sobre a importância dessas sementes para a segurança alimentar e a conservação da biodiversidade.


Além da partilha de conhecimentos, o Movimento Camponês Popular (MCP) organizou a doação de 5 toneladas de alimentos, realizada no Dia Internacional de Combate à Pobreza e simbolizou a solidariedade e o compromisso de camponeses e camponesas com a construção de um mundo mais justo e com acesso a alimentação para todos e todas.




A agroecologia como caminho para um futuro sustentável


A agroecologia, sistema de produção de alimentos que respeita o meio ambiente e valoriza o trabalho humano, também foi um tema central do evento. Os agricultores participantes apresentaram suas experiências e produtos, demonstrando que é possível produzir alimentos saudáveis e nutritivos sem o uso de agrotóxicos e fertilizantes químicos.





A Feira Camponesa da Agrobiodiversidade e o Seminário Estadual de Sementes Crioulas foram exitosos ao reunir um público diverso e comprometido com as transformações necessárias para que, cada vez mais, posso ampliar a implementação de um sistema produtivo que tenha como bandeira a defesa dos povos e do Cerrado. O evento demonstrou a força e a vitalidade da agricultura familiar e a importância de fortalecer as redes de troca de sementes e conhecimentos.


A doação de alimentos, além de ajudar famílias em situação de vulnerabilidade, mostrou o compromisso dos camponeses com a construção de um futuro mais justo e solidário, conforme pontuou Mariene, uma das coordenadoras do MCP, no Nordeste Goiano: “O nosso lema é produzir alimento saudável, unir o campo e a cidade e fortalecer a agricultura familiar”.


A luta pela soberania alimentar e a preservação das sementes crioulas é de todos nós. Ao consumir produtos agroecológicos, apoiamos camponesas e camponeses e contribuímos para a construção de um futuro mais sustentável.





Texto: Jossier

Direção Nacional do MCP

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page